terça-feira, 9 de outubro de 2018

Força Tarefa realiza fiscalizações em Lares de Longa Permanência para Idosos


Nesta terça-feira (09), o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, através do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, participou de uma força tarefa que realizou fiscalizações nas Instituições de Longa Permanência para Idosos - ILPIs nas cidades de Santa Luzia e Patos. A equipe foi composta por integrantes do Ministério Público, Conselho Regional de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, CREA e Conselhos Estaduais do Idoso, visando garantir o atendimento digno aos idosos que fazem uso destes locais. 

No que tange ao Corpo de Bombeiros, foram fiscalizados os preventivos fixos e móveis de combate a incêndio e pânico, como extintores de incêndio, saídas e sinalizações de emergência, pisos antiderrapantes, iluminação de emergência, dentre outros.

O Procurador de Justiça do Ministério Público, senhor Valberto Cosme de Lira, informou que essas fiscalizações começaram a partir de 2005, quando entrou em vigor uma regulamentação sobre as Instituições de Longa Permanência para Idosos, nome que substituiu os antigos Abrigo para Idosos, no qual versa uma série de providências a serem observadas quando da visita a estas instituições. O compromisso assumido é que todos os parceiros envolvidos na ação é que, pelo menos uma vez por ano, sejam feitas essas fiscalizações, cada um dentro de suas áreas de atuação, onde cada instituição fará um relatório que será enviado às promotorias. Verificamos que diversas ILPIs têm evoluído no atendimento ao idoso. É importante frisar que nós estamos na quarta edição do Projeto Acolher, projeto esse realizado pelo Governo do Estado no qual essas instituições de apoio recebem recursos para se adequar a todas as normas de atendimento ao idoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário