terça-feira, 23 de outubro de 2018

4º BBM recebe visita dos Patrulheiros Mirins de São Bento


Na manhã desta terça-feira (23), o 4º Batalhão de Bombeiros Militar recebeu a visita dos Patrulheiros Mirins, grupo de alunos da cidade de São Bento, cuja função é divulgar e exercer a cidadania.


Os Patrulheiros Mirins, projeto idealizado pelo 1º Tenente Fernando Galindo da Polícia Militar da Paraíba, tem o objetivo de incorporar nos alunos entre 09 e 12 anos de idade o sentimento de patriotismo, cidadania e camaradagem, trabalhando questões como respeito, disciplina e trabalho em equipe. Segundo o tenente Fernando, o projeto iniciou este ano na escola André Pedro da Silva, bairro São Bentinho, município de São Bento, interior do Estado, em parceria com a 3ª Companhia de Polícia. Depois da instituição do projeto a escola, que está localizada em um bairro considerado perigoso pelo alto índice de criminalidade, vem gradativamente se tornando modelo entre as instituições de ensino no município, tendo diminuído consideravelmente os índices de evasão escolar, conflitos entre professores e alunos, e outros tipos de ocorrências policiais.


Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecerem e manusearem alguns equipamentos utilizados pelo Corpo de Bombeiros nas ocorrências. O Comandante do Batalhão, Tenente-Coronel Saulo, recebeu das mãos de uma patrulheira um presente em alusão ao seu aniversário natalício.


De acordo com o Tenente Fernando, o projeto propicia ao aluno ser responsável pelo próprio desenvolvimento, trabalhando o civismo, patriotismo e disciplina militar dentro da escola. Com isso, conseguimos resgatar alguns valores cívicos, trouxemos mais segurança ao ponto de zerar as ocorrências policiais dentro da escola. Agora em dezembro, será formada a primeira turma sendo iniciada uma nova no próximo ano, onde os alunos veteranos poderão participar na formação de novas turmas. Através de parceria com a Secretaria de Educação, temos a intenção de levar o projeto para mais escolas da região. Na programação está previsto visitas a quartéis da Marinha, Exército e Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, instituições de trânsito e outros. Para o tenente, é muito gratificante está contribuindo para a formação desses jovens.

 Para ingressar no grupo, os alunos devem apresentar bom comportamento, tirar boas notas e ter disposição para aprender.

De acordo com a diretora da Escola, a senhora Fátima Maria de Araújo Santos, antes do projeto a escola era um local perigoso de se trabalhar, porém agora a escola conseguiu zerar os índices de ocorrências policiais. O projeto Patrulheiro Mirim conseguiu resgatar nos alunos o sentimento de responsabilidade e de civismo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário