quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Tenente do Corpo de Bombeiros dá dicas sobre uso da panela de pressão


A panela de pressão é um objeto de grande ajuda na hora de cozinhar, pois além de preparar os alimentos de forma mais rápida, há um ganho no consumo de gás. Porém, esta ferramenta se não utilizada de forma adequada, pode causar diversos danos, inclusive à vida das pessoas. Na última sexta-feira (25), uma panela de pressão explodiu causando diversos estragos em uma residência no bairro Multirão, município de Patos, Sertão do Estado. Por sorte houve apenas danos materiais. O Tenente Ricardo Allan, do 4º Batalhão de Bombeiro Militar esteve no local para explicar aos moradores do local as formas corretas de se utilizar a panela de pressão. Entre as medidas de segurança, estão:

- Ao comprar uma panela de pressão, verifique se a mesma possui o selo do INMETRO;
- Ao utilizar, verifique se a panela não possui amassões ou trincas;
- Limpe bem a borracha de vedação da tampa, as válvulas de alívio (aquela que produz o chiado característico) e a válvula de segurança, verificando se elas não estão obstruídas;
- Faça a manutenção da panela sempre em local autorizado sempre que notar desgraste da borracha de vedação ou de alguma das valvulas de segurança;
- No fogão, monitore sempre a panela. Se notar que a panela deixou de soltar a pressão, ou se notar alguma coisa fora do normal, desligue o fogão e espere a panela esfriar antes de tomar alguma atidude.
-Sempre observar o vulume máximo de utilização da panela, que é de 2/3 de sua capacidade.  
- Mantenha sempre os cabos das panelas voltados para o interior do fogão.
- Caso haja queimaduras, lave o local do ferimento com água corrente fria, cubra o local com uma atadura umedecida ou pano limpo e transporte imediatamente a vítima para o hospital. Jamais estoure as bolhas que se formarem nem coloque nada em cima do ferimento.
- Caso note alguma ameaça de explosão ou outro comportamento estranho da panela de pressão, evacue imediatamente o local e chame o Corpo de Bombeiros através do telefone 193.

Nenhum comentário:

Postar um comentário